E esta semana o Emílio traz-nos...

Mais uma sugestão deliciosa que o Emílio nos traz... Bolas, até me cresceu água na boca :)

Empadão de Alheira e Espinafres
Esta é mais uma daquelas receitas que adoramos mas só fazemos no Inverno.
 
Ingredientes:
Alheiras(desta vez usei de peru)
Puré de batata(normalmente faço com batatas de verdade,mas desde que provei este recomendado pela minha amiga Xana não quero outro)
Espinafres(usei dos congelados e já cortados)
Cebolas
Alhos
Ervas aromáticas
Azeite
Sal,pimenta,piri-piri,nós moscada
1 gema de ovo
Comecei por fazer o puré exactamente como diz na embalagem,ja o fiz algumas vezes e reparei que fica uma maravilha,parece mesmo o de verdadePiscar o olho,reservem.

Numa frigideira grande pus um fio de azeite e fritei os alhos e a cebola picada fina,juntei os espinafres e deixei ferver até evaporar toda a agua(neste caso como eram 3 pacotes de espinafres, e me pareceu muito retirei um pouco, e mais tarde fiz um pouco de esparregado para acompanhar o empadão),de seguida e depois de retirar as peles ás alheiras fui juntado aos poucos na frigideira mexendo sempre e em lume muito brando,temperem deixem apurar e juntem td muito bem,apaguem o lume juntem as ervas aromáticas a gosto(salsa,coentros etc..)e reservem.
Num pirex previamente untado disponham uma camada de puré e de seguida uma camada do preparado de espinafres com alheira,depois outra cada de puré,batam uma gema de ovo espalhem bem por cima do puré,levem ao forno a gratinar e já está...uma deliciaPiscar o olho
 

Como tinha dito atráz como os espinafres eram muitos retirei um pouco e numa frigideira pequena anti-aderente juntei os espinafres e uma embalagem de natas light,deixei ferver até engrossar e foi o acompanhamento ideal para o empadão

 
Espero que gostem e até para a semanaPiscar o olho

Comentários

  1. Muito bom! Hoje em dia há tantos tipos de alheira, que basicamente pode-se fazer 1001 pratos ( quase como o bacalhau) com ela :)

    ResponderEliminar
  2. delicia!
    delicia!
    eu gosto bem quente e com um fiozinho de azeite por cima.
    campea a receita do emilio.

    ResponderEliminar
  3. Tenho que dar uma voltinhas pelas grandes superficies comerciais da cidade, pq minha querida Xana, na minha sta terrinha alheiras... só as tradicionais de frango :(.
    Tenho que começar a abastecer a dispensa nas grandes cidades... :))

    Maravilha de prato adorei... pena nao poder experimenta-lo ja!!!

    Beijocas linda!!!

    ResponderEliminar
  4. Bom Dia!
    Mais uma receita que encanta logo o 1º cliente:o olhar!
    Parabéns para ti e para o Emílio!
    Já experimentei o puré de batata de
    q falam e é mt bom.
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  5. Tem muito bom aspecto, sim senhor!
    (mas a mim não há pacote de puré instantâneo que me convença... lolol)

    ResponderEliminar
  6. Miga adorei este teu empadão...

    Eu também já experimentei esse puré de batata e é realmente bom...
    Poupa-nos imenso tempo...

    Está maravilhoso

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. Xana,
    Que delicia... Não foi só a ti que fez carecer agua na boca : ) So de olhar já esta a abrir o apetite. Ainda por cima são só 6:00 da manha aqui nos USA e ainda nem tomei o pequeno almoço.

    PS. Obrigada pela mensagem e comentários de conforto.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Mas que ideia deliciosa! Fiquei mesmo com vontade...

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. ficou muito bom mas essa alheira de peru nao conhecia pois sei bem que ai ha muita coisa esta marcada na minha lista de compras em portugal beijinhos bom domingo

    ResponderEliminar
  10. Xana que delicia , eu ia adorar , gosto muito de alheira ou quero dizer farinheira como é conhecido aqui no Alentejo , mas alheira de peru tambem nunca provei e esse puré de batata é uma maravilha , parece o que n´ós fazemos.
    Eu não gostava de nenhum puré de batata instântaneo,mas ao provar este puré fiquei fâ,bjs

    ResponderEliminar
  11. NUNCA COMI EMPADÃO DE ALHEIRA, MAS ADOREI O ASPECTO, SUPER DELICIOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  12. Xana, que delicia a sugestão de hoje, já fiz um empadão assim e adorei,
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  13. adoro esta comida e a tua ta com um aspecto deliciosooooooooo.
    muito bom mesmo!
    tb usava esse puré, mas desde que comecei a usar o do pingo doce nao quero outra coisa.
    experimenta. nota se uma ligiera diferença, na cremosidade. eu acho.
    parabens pelo excelente prato. delicia!
    bjs
    lu

    ResponderEliminar
  14. Nossaaa... que maravilha!
    Deu fome só de olhas, só tem coisa boa nesta receita.
    bjus*--*
    Bom início de semana!

    ResponderEliminar
  15. bem apetitoso! que delicia! gostei muito!

    ResponderEliminar
  16. Olá Xana :)
    e o Emílio trouxe uma deliciosa sugestão! Já fiz com grelos e adorei, para a próxima faço assim!
    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  17. Que bela sugestão, Xana. Uma excelente combinação dos nossos sabores mais tradicionais e ficou com um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Fiquei completamente rendida a este empadão, soberbo!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. bem ams que lindo empadao
    e que nao gosta desta comida? seja verao seja inverno para mim e uma maravilha
    beiinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário