Bacalhau do mar

Já vos contei, mas como não me canso de dizer, a minha mãe é uma cozinheira fabulosa. Não é uma pessoa de inovar muito, visto que o meu pai tem uns gostos assim pro conservador, mas nos pratos mais tradicionais é uma "artista". :)
Ela faz um bacalhau com natas que é fabuloso, e eu nem costumo fazer em casa porque quando me apetece muito, cravo a mãe. No entanto, a Inês andava a pedir, e o que uma mãe não faz pelos filhos? 
Liguei à mãe só para tirar uma dúvida, e como o dela leva mais tempo e é francamente mais "requintado", fiz umas alterações, chamei-lhe um nome diferente e voilá.. Saiu um bacalhau delicioso....

Ingredientes (4 pess):
3 postas/lombos bacalhau
miolo de camarão
delícias do mar 
batata palha
2 gemas
200 ml natas 
300 a 400 ml bechamel
queijo ralado (usei uma mistura ralada na altura de cheddar/parmesão/ementhal)

Preparação:
Ligar o forno a 180º C.
Cozer o bacalhau. Escorrer, lascar e limpar de peles.
Misturar as gemas, as natas e o bechamel numa taça.
Num tacho envolver o bacalhau e a batata palha, acrescentar o camarão e as delícias cortadas, e a mistura anterior e misturar bem.
Colocar num pirex, cobrir com o queijo ralado e levar ao forno até gratinar.

Comentários

  1. Que bom, bacalhau com natas! Está com ótimo aspecto.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Já fiquei com água na boca (a esta hora da manhã!). :-) Espectáculo.

    ResponderEliminar
  3. O aspecto é mesmo delicioso e com as dicas da mãe e os retoques da filha, só pode ser uma maravilha!!
    Beijocas amiga,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Deu-me uma fome, ou ver este bacalhau, Xana... Que bom aspeto!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Xana, ficou delicia o teu bacalhau...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Esse bacalhau ficou magnífico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Xaninha... tenho que experimentar essa delicia, embora o meu maridao nao goste muito de comida com natas... mas como quem cozinha lá em casa... ehehehehe... têm de comer o que eu fizer... se nao gostarem que o façam ou vao ao restaurante!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Ai este bacalhau ficou soberbo!!!Parabéns á filha e á mãe!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  9. mas que delicia amiga!!! adoro bacalhau com natas.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Essa crosta nem sei que diga... Com delícias do mar... Uma maravilha!

    ResponderEliminar
  11. Amiga ficou cá com um aspecto este bacalhau que eu nem te digo!!! Que maravilha!!
    Beijinhos carinhosos!

    ResponderEliminar
  12. O amor de mãe é lindo, e o de filha também :) Ah e a comidinha da nossa mãe é sempre aquela delícia...
    Olha Xaninha eu diria que este prato ficou simplesmente fantástico! É claro q vou apontar, obrigada!!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  13. Xana, estou literalmente com a boca cheia de água só de ler esta receita, que delícia.
    Bjo

    ResponderEliminar
  14. E ficou muito bom . Deve ser delicioso.
    beijinho

    ResponderEliminar
  15. As mães são mesmo assim... especiais....
    E sabem fazer coisas deliciosas...
    E esta tua sugestão... tem a mão de duas mães... por isso o resultado não podia ter sido melhor...
    Fantástico...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos nossos...

    ResponderEliminar
  16. E ficou muito bem amiga...gostei....bjokitass

    ResponderEliminar
  17. Eu gosto de juntar camarão, fica excelente. A tua sugestão está bem apetitosa!

    ResponderEliminar
  18. MMMMMMMMMMM... O meu namorado, que é italiano, ficou fã de bacalhau e acho que lhe vou servir esta tua invenção, Xana. Está com um aspecto óptimo!!! Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. acho que todas as mãe são cozinheiras fabulosas, a minha faz um arroz doce que eu não encontro igual em parte nenhuma.
    quanto a ti.. quem sai aos seus não degenera... herdaste a mão para a cozinha da tua mãe.

    ResponderEliminar
  20. Uma deliciosa forma de comer bacalhau.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. FICOU TÃO CREMOSO E COM ESTES INGREDIENTES SÓ PODE TER FICADO UMA DELÍCIA!
    BJS....

    ResponderEliminar
  22. Adoro bacalhau e este deve ser muito bom!!

    Bjos

    ResponderEliminar
  23. Bem, que bom aspecto! Tão cremoso. Adoro bacalhau com natas e camarões, é delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Mais ou menos requintado, não interessa nada. Este está com um excelente aspecto
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  25. Olá Minha querida Xana
    Ficou com óptimo aspecto.
    Gostei, aliás como sempre fazes pratos fabulosos.
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  26. com camarão também já fiz e de facto as delicias do mar também devem combinar mito bem.
    É uma sorte as mães cozinharem bem, eu também cravo a minha muitas vezes :-)

    bjs

    ResponderEliminar
  27. Xaninha,
    Esse bacalhau ficou com um aspecto muito apetitoso... Estou a ver que os teus dotes culinários vem da tua mãe : )

    Beijokinhas!

    ResponderEliminar
  28. Ate fiqei com agua na boca. :) Ficou mesmo com bom aspecto ^^

    ResponderEliminar
  29. Xana,
    Será quie posso ir ai jantar a tua casa para provar esta receita fabulosa? Adoro bacalhau e conjugá-lo com marisco então ainda melhor :)

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  30. Respostas
    1. Ui Lenita, a minha Inês andou durante uns dias a perguntar o mesmo... lol :) Já foi...
      beijoca

      Eliminar

Enviar um comentário